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Marketing B2B no Instagram

  • Foto do escritor: Tais Bahov
    Tais Bahov
  • 1 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

O Instagram está nos celulares de 46% dos brasileiros, é o app aberto mais vezes por dia para 16% das pessoas e onde 30% passam mais tempo navegando. Esses dados estão na pesquisa Panorama Mobile time/Opinion Box, divulgada agora em junho. O único aplicativo que supera o Instagram no celular do brasileiro, tanto em presença nos smartphones, quanto em tempo de uso e quantidade de acessos diários é o WhatsApp.


Para quem trabalha com marketing digital B2B, vale a pergunta: Como você tem usado essa ferramenta? Vejo marcas focando em estratégias no Linkedin para estabelecer contatos e gerar vendas. Nada de errado com isso. Mas o que esses dados me mostram é que se perde uma grande oportunidade quando se deixa de olhar para as pessoas por trás dos negócios.


Conteúdo, não produto

São pessoas que decidem por compras corporativas e fazem negócio com outras pessoas. Então, porque não aproveitar o Instagram, onde grande parte das pessoas está, para ajuda-las no trabalho, conectar-se com elas e, no futuro, vender? Isso não significa encher e perfil de post de apresentação de produto e CTA com botão “compre aqui agora”. Mas significa criar uma estratégia de conteúdo que ajude seu cliente a tomar decisões simples, que mostre o que sua empresa é capaz de fazer e a expertise do time que você pode reunir. Assim, com bom conteúdo, você ganha seguidores, estabelece conexões, se torna cada vez mais relevante na sua área e a venda vai ser consequência.


Claro que essa estratégia exige tempo, paciência, não acontece de uma hora para outra. Enquanto o marketing tradicional vendia para depois tentar criar uma relação com um cliente, o marketing digital primeiro precisa se conectar com as pessoas, nutrir uma relação, para só então pensar em vender. O timing das ações é completamente diferente.


Portanto, se você quer ser relevante e se relacionar com clientes, o Instagram pode sim ser uma ferramenta importante, desde que com conteúdo e tom adequados. Mas se você tem urgência para vender, ele não pode ser sua única aposta.

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