Thought leadership: Investir na marca pessoal é essencial nos novos formatos de trabalho
- Tais Bahov
- 5 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Você já se deparou com a expressão thought leadership? O termo, em inglês, se refere a profissionais que se posicionam sobre assuntos do seu interesse profissional de uma forma original, inovadora e inspiradora. E na medida em que expressam suas ideias, demonstram expertise em determinada área, atraem seguidores para suas redes e influenciam sua rede profissional.
Mas não basta dar opinião. Thought leadership não é sobre isso. Quanto mais real e honesta a informação, melhor. A ideia é inspirar por meio de conteúdos educacionais que dividam experiências, vitórias e fracassos, colaborando, assim, com o crescimento de toda a comunidade[CP2] .
Mas por que se fala sobre thought leadership neste momento?
Porque a pandemia levou todos os profissionais para o online. E neste meio, compartilhar pensamentos e experiências fica mais fácil. Seja por meio de lives, webinars, ou mesmo posts nas redes sociais. As plataformas online nos aproximaram, mesmo em tempos de distanciamento social, e amplificaram a voz de quem já tinha muito conteúdo para compartilhar.
Mas não basta ter boas ideias ou um bom perfil no Linkedin e no Twitter, plataformas que são chave para essa estratégia. É preciso construir a marca pessoal de forma mais sólida, consistente e inspiradora. Incluindo provas práticas da experiência e do conhecimento. A forma de divulgação desses conteúdos varia de acordo com o perfil do profissional e do conteúdo compartilhado. Uma pesquisa recente da empresa SemRush mostrou que os conteúdos produzidos pelos líderes são compartilhados em forma de artigos (91%), vídeos (44%), webinars (36%), white papers (33%), pesquisas (33%), ebooks (29%), podcasts (21%) e infográficos (20%). A diversidade, portanto, é grande. Cabe a cada líder escolher o formato mais adequado para seu perfil e seu conteúdo.
Thought leadership para corporações
Apesar da palavra “liderança” fazer parte do nome da expressão thought leadership, essa estratégia de posicionamento de marca pessoal não está restrita a quem ocupa cargos de gestão. Pelo contrário. Profissionais que produzem conteúdo para fortalecer a marca pessoal acabam carregando essa autoridade para as empresas onde atuam. Por isso a estratégia tem sido cada vez mais utilizada pelas corporações.
A pesquisa do SemRush mostra que a produção de conteúdo para thought leadership corporativo não está restrita à alta liderança. Se CEOs e outros níveis gerenciais são responsáveis por 53% dos conteúdos gerados para alimentar esse tipo de estratégia, 49% do conteúdo é criado por outros profissionais experts em suas áreas dentro das empresas, 48% por produtores de conteúdo profissionais (que podem estar in-house, ou serem freelancers) e 25% por influenciadores já estabelecidos no mercado.
Ou seja, as empresas podem se apropriar da expertise dos seus profissionais para consolidar sua autoridade em determinados temas de interesse. E podem fazer isso contando com o tempo dos próprios profissionais, ou com o apoio de produtores de conteúdo profissionais. De qualquer forma, marketing de conteúdo e redes sociais são a chave para aumentar a autoridade na área.
E os desafios não são simples. Ir além da visão limitada à sua área de expertise e procurar ter um entendimento do ecossistema global do seu negócio é a primeira delas. Em segundo lugar vem a mentalidade de expandir a audiência, procurando não apenas compradores para os seus produtos, mas sim pessoas que podem espalhar suas ideias pela rede. E por fim, na medida em que sua rede cresce e seus posicionamentos originais e inovadores se espalham, é inevitável atrair críticas. Quanto mais rápido se aprende a lidar com elas, melhor.
Dicas para surfar na onda do thought leadership
Gostou da estratégia e não sabe por onde começar? Listamos aqui algumas dicas importantes:
· Comece estabelecendo com quem você quer falar. Lembrando que o público não deve estar restrito a compradores para a sua marca, mas sim a todos que se interessem pelos seus assuntos e que estejam dispostos a compartilhar as suas ideias.
· Entenda como outros líderes já se posicionam e procure a sua própria voz.
· Deixe claro quem você é, qual é a sua história e como você se posiciona frente a assuntos da sua área.
· Vá a fundo nos assuntos. Conteúdos superficiais é o que mais tem por aí e você precisa se diferenciar.
· Fique por dentro das novidades da sua área.
· Compartilhe suas ideias, opiniões, insights em diferentes plataformas, usando diversos formatos de comunicação. E faça todo o esforço possível para que esse conteúdo chegue ao maior número de pessoas.
· Acompanhe os resultados periodicamente e corrija os rumos sempre que necessário. Quanto mais rápido agir, mais rápido terá retorno.
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