top of page

2023 será o ano da comunicação empresarial. Será?

  • Foto do escritor: Tais Bahov
    Tais Bahov
  • 15 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Investir em comunicação empresarial tem se tornado cada vez mais relevante para as corporações brasileiras. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa recente divulgada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Segundo o levantamento, o investimento em comunicação empresarial chegou a R$ 30,2 bilhões em 2022, um crescimento de 6% acima do PIB, de acordo com a entidade, na comparação com 2021. Esse crescimento foi puxado principalmente pelas companhias com faturamento bruto anual acima de R$ 500 milhões.


E é possível que esse movimento se consolide ainda mais em 2023. Depois de dois anos de pandemia, a relação das pessoas com o trabalho mudou. Nem todos querem voltar ao modelo presencial e, segundo pesquisa realizada pela Microsoft, 58% preferem o modelo remoto ou híbrido. Com isso, surgem novos desafios às corporações, que dependem da comunicação corporativa para serem solucionados. Por exemplo: como engajar trabalhadores alocados em diferentes cidades e que, muitas vezes, nunca se viram pessoalmente. Ou ainda: como consolidar e disseminar a cultura empresarial em corporações que abriram mão de um escritório em favor trabalho remoto?


Para ajudar a solucionar questões como essas, é esperado que aumentem os investimentos em comunicação empresarial, employer branding, employee engagement etc.


Mas não é só a comunicação interna que está sob holofotes. A disputa por espaço de mercado tem se tornado cada vez mais acirrada e é natural que as áreas de comunicação, PR, relações com investidores e produção de conteúdo ganhem espaço como peças fundamentais na estratégia de marketing.


Por aqui, nossa expectativa é de que esse movimento se consolide ainda mais em 2023. E por aí? Como tem sido a preocupação com essas questões na sua empresa?


Entre em contato com a gente para pensarmos juntos em como ajudar você a ter uma comunicação mais efetiva com seu público.


Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por  wp|coms

bottom of page