Como identificar fake news
- wagnerperfeito
- 28 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Em ano de eleição tende a circular muita informação falsa nos meios digitais, principalmente WhatsApp. E como a gente trabalha com conteúdo, a qualidade da informação também é uma preocupação por aqui. Por isso reunimos algumas dicas básicas para você conferir sempre que receber um conteúdo suspeito.
1º: Se a mensagem despertou algum gatilho emocional em você – seja raiva ou entusiasmo – e se pede para que seja compartilhada, desconfie.
2º Desconfie também se a mensagem trouxer algum conteúdo inédito ignorado pela mídia tradicional, ou alguma informação absurda. Afinal, seria meio estranho só aquele seu tio desinformado ter acesso a uma informação exclusiva antes de qualquer jornalista que trabalhe profissionalmente com isso, não?
3º: Leia o texto inteiro, não apenas título e subtítulo. Muitas vezes só nessa leitura já é possível identificar incoerências e imprecisões.
4º: Preste atenção à formatação do texto. São indícios de fake News: erros de gramática, trechos inteiros escritos em letras maiúsculas e uso excessivo de emojis.
5º: Jogue a informação no Google – seja texto ou imagem – e veja o que aparece.
6º: Busque pela origem da informação. Veja se ela foi publicada em um site confiável, se vem de uma fonte confiável e qual foi a data de publicação. É muito comum fake News requentarem informações antigas e utilizá-las fora do contexto.
7º: Veja se a informação foi publicada em outros sites. Também é comum utilizarem notícias satíricas de sites de humor como verdades.hj
8º: Se ainda estiver na dúvida, envie a mensagem às agências especializadas em checagem. Elas podem confirmar a veracidade das informações pelo WhatsApp. Basta adicionar o número e encaminhar a mensagem em questão:
Agência Lupa: 21 991933751
Fato ou fake: 21 973059827

Comments